A mecanização agrícola aumenta o risco de impactos ambientais negativos relacionados à degradação dos solos, principalmente à compactação excessiva pelo tráfego de máquinas. Os efeitos da compactação estão diretamente relacionados com redução significativa da produtividade das culturas.
Esse problema vem se agravando nos últimos anos com a utilização de máquinas cada vez maiores e, sem o aumento da área de contato pneu-solo, exercendo uma maior pressão sobre o solo e aumentando, assim, sua compactação.
O grau de compactação do solo depende do tipo de pneu, suas dimensões, velocidade de operação, número de vezes que trafega sobre o mesmo local e carga suportada.
As plantas não conseguem absorver os nutrientes em função do mal desenvolvimento radicular, há a redução dos espaços livres do solo que diminuem a quantidade de oxigênio, acarretando em um baixo desenvolvimento da planta.
Pesquisas indicam que o acúmulo de palha na superfície do solo tem capacidade de absorver parte da energia transmitida pelas maquinas agrícolas. Além disso, a área de contato pneu-solo é uma maneira fácil de se reduzir o efeito da compactação do solo, aumentando-se a largura dos pneus utilizados nas maquinas.
Mateus T. Zerbinati

[…] Efeitos da Compactação do Solo devido ao tráfego de Máquinas Agrícolas março, 2010 3 […]
[…] Efeitos da compactação do solo devido ao tráfego de máquinas agrícolas. [WWW document] URL https://agrimanagers.wordpress.com/2010/03/24/efeitos-da-compactacao-do-solo-devido-ao-trafego-de-ma… [accessed 27 March […]